ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Fronteiras - Confronto entre o Exército Brasileiro e colombianos, ontem, domingo, 4/12, em Vila Bitencourt

5/12/2016, segunda-feira

Foto: Carlos Gossel

Tabatinga (AM) – Ontem, domingo (4/12), por volta das 17h, houve um enfrentamento na Vila Bitencourt, no Pelotão de Fronteira Vila Bitencourt do Exército Brasileiro. O Pelotão Vila Bitencourt  fica na fronteira com a Colômbia ao norte de Tabatinga (AM), no município de Japurá (AM).

Oito colombianos armados tentaram passar pela barreira do exército, e houve confronto. Um colombiano morreu e sete estão presos na Vila Bitencourt.

Hoje à tarde, segunda-feira (5/12), dois helicópteros do Exército seguiram para o local do confronto (veja a foto).

Sobre o Pelotão de Vila Bitencourt

Na mesma época em que se dava o início da II Guerra Mundial, eram criados os Pelotões de Içá e Japurá, nas cidades de Santo Antônio do Içá e Japurá. Por volta de 1942, o 3° Pelotão Especial de Fronteira foi transferido para Vila Bitencourt, comunidade fundada no início dos anos 50, em virtude do polo atrativo que foi a exploração de ouro na região, mas ainda com seu nome de Pelotão Japurá, referente ao município que se localiza a oito horas de embarcação e que, atualmente, abrange essa comunidade.

Por volta de 1969, o Pelotão passa a ser subordinado ao CFSol / 1° BEF, atual CFSol / 8° BIS, passando a ser denominado Pelotão Especial de Fronteira de Vila Bitencourt, por causa do nome do militar que fixou os marcos na região.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários