ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Dia do Professor: Mestre indígena descreve desafios

15/10/2016, sábado

Foto: Escola em Tabatinga Otto Farias//EBC//CC

Falta de material escolar e baixos salários estão entre os desafios

Otto Farias – Repórter Solimões

Tabatinga (AM) - Neste sábado (15/10) é comemorado o dia do professor. Para saber os maiores problemas enfrentados pela classe profissional, a Rádio Nacional do Alto Solimões conversou com o professor Valdemir de Souza da escola municipal indígena O'i Tchürüne na comunidade de Umariaçú, em Tabatinga (AM).

Falta de material escolar e a remuneração salarial estão entre os principais desafios citados pelo professor.

As mais de quinhentas demissões de servidores contratados pela prefeitura de Tabatinga, no Amazonas, nesse mês de outubro/2016, após as eleições, tiveram reflexo nas escolas municipais da cidade. Sem esses trabalhadores, as atividades de arquivamento de documentação de alunos e limpeza das salas de aula, banheiros e cozinhas ficaram comprometidos.

Na escola municipal indígena O'i Tchürüne, em Umariaçú I, dezesseis servidores foram demitidos. Um dos professores da instituição Jair Vasques, avaliou que a falta de limpeza na instituição prejudica o ensino dos alunos.

Segundo o diretor da escola, Nilson Ramos, para solucionar o problema da falta de serviços gerais, a Secretaria de Educação do município, recontratou dez dos exonerados. Eles devem retomar os trabalhos de limpeza na próxima semana.

Do total de demitidos, 303 eram da área de serventes e serviços gerais; 297 são professores e cuidadores pedagógicos; 30 professores efetivos, que trabalhavam em mais de um turno, e foram exonerados de um período.

Na cidade de Tabatinga (AM) também há relatos de escolas municipais funcionando precariamente.

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários