ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#AtalaiadoNorte-AM - Indígenas iniciam Curso de Pedagogia Intercultural promovido pela UEA

30/6/2016, quinta-feira

Foto: Blog Jambo Verde

Atalaia do Norte (AM) - A formação tem o objetivo de promover novos conhecimentos e, ao mesmo tempo, fortalecer a diversidade cultural, as línguas indígenas e o respeito intercultural. O primeiro período do curso iniciou na quinta-feira (23/6), na cidade de Atalaia do Norte, a 1136 quilômetros de Manaus. O curso será realizado até 2020.

O Curso de Pedagogia Intercultural ¿Makumakamaia¿ (primeira sílaba de cada povo indígena atendido no curso) pretende contribuir com o processo de formação de 35 professores das etnias Marubo, Kulina, Kanamari, Matis, Mayuruna. A formação habilitará os professores indígenas para atuar no primeiro segmento do Ensino Fundamental, com ênfase em alfabetização na língua própria e o reconhecimento da sua importância pelas instituições indigenistas, pelos professores, lideranças e comunidades indígenas.

A graduação é promovida pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Graduação da UEA (Prograd) e Núcleo de Educação Escolar Indígena, com financiamento da UEA e Programa de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) do Governo Federal. O primeiro período inicia em 23 de junho e segue até 29 de julho de 2016.

O curso atende as orientações previstas na Resolução nº 1/2015 a qual institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em Cursos de Educação Superior e prevê que as universidades são responsáveis pela formação de professores indígenas na graduação. O curso acontece em parceria com a Gerencia de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria Municipal de Educação de Atalaia do Norte e a Fundação Nacional do Indío/FUNAI.

A Terra Indígena do Javari é habitada por diferentes povos indígenas (Marubos, Matsés, Matis, Kanamari, Kulina) e onde se encontram pelo menos quatro grupos isolados.

Fonte: Blog Jambo Verde

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários