ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Lendas - O Feitiço da Ilha do Guariba

20/2/2016, sábado

Foto: Panoramio.com

Há muitos anos, existia um lugar chamado Ilha do Guariba.

Certo dia, os agricultores que moravam nessa ilha foram surpreendidos com a chega de um senhor que trazia mais de cem cabeças de gado. Sem dar explicação, soltou-as na ilha. Diante disso, os moradores se revoltaram, pois o gado comeria ou estragaria todas as suas plantações. Contudo, apenas uma índia, chamada Júlia, foi capaz de tomar alguma providência. Afinal era dela a maior parte do plantio. Muito cuidadosa, mantinha limpo seu pomar, onde cultivava todo tipo de frutas e verduras.

A revolta de Júlia aumentou quando o gado começou a comer as frutas, pisar nas plantas, enfim, estragar todo o trabalho que ela havia feito com tanta dedicação.

Ficou muito triste com tudo aquilo. Foi então que se lembrou de um feitiço que poderia acabar com toda aquela situação de uma vez. Tomada por uma justa indignação, fez um preparado de abacaxi com sal que espalhou por toda ilha.

No dia seguinte, decidiram sair dali, pois a ilha começou a desbarrancar. Isso aconteceu com tal velocidade que o fazendeiro invasor não teve nem tempo de salvar seu gado. Ele até tentou, mas cada animal quem se aproximava da beira do barranco caía junto com os pedaços da terra.

Alguns vizinhos dessa ilha contam que não acreditavam vendo, pois em menos de um mês aquele lugar deixou de existir. Apenas restaram as águas do rio Solimões, escumando por algum tempo.

Texto retirado do livro “Tabatinga e suas Lendas”, de Maria Auxiliadora Coelho Pinto e Cleuter Tenazor Tananta, 2011


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários