ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Amazonas - Manifestante atira dinheiro falso em governador do Amazonas

02/02/2016, terça-feira

Fotos: Reprodução  // Foto abaixo: Notas tinham o rosto de Melo - Adneison Severiano/G1 AM)

Ato ocorreu na manhã desta segunda-feira (1º) na Assembleia.
Melo voltou a negar compra de votos nas eleições de 2014.

Do G1 AM

Um manifestante atirou notas falsas de R$ 100 no governador José Melo (PROS) durante coletiva sobre a Mensagem Governamental que abre os trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas, em 2016. O ato ocorreu na manhã desta segunda-feira (1º), na capital.

José Melo e o vice, Henrique Oliveira (SD), tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), na segunda-feira (25). Eles são suspeitos de compra de votos na eleição de 2014. O governador e o vice devem ficar no cargo até o julgamento de recursos.

"Pega teu dinheiro", disse o homem ao jogar as notas, que tinham o rosto de Melo impresso nas cédulas falsas. Após o ato, Hinaldo de Castro Conceição, de 20 anos, foi retirado do local por seguranças da Assembleia.

Em frente à Casa Legislativa, um grupo com cerca de 80 manifestantes carregava cartazes e faixas contra o governo Melo. Também houve manifestação a favor da permanência dele no Executivo.

Ao G1, Melo declarou que considerou o ato do manifestante desrespeitoso.

"Eu sou um professor. Como professor, a vida toda, eu ensinei meus alunos alguma coisa. Uma delas é a questão da democracia. A democracia é um bem precioso que temos que cultivar. Falta de respeito não está na democracia, portanto encarei aquilo como uma falta de respeito. Mas, como todo mundo sabe, tem muitas encomendas feitas por aí", disse.

Hinaldo Conceição disse ter sido agredido por seguranças da Assembleia após o protesto. O manifestante compareceu ao 12° Distrito Integrado de Polícia (DIP) para registrar Boletim de Ocorrência sobre agressão. Segundo Hinaldo após atirar as notas falsas no governador, um funcionário da Assembléia, teria usado de força, e o jogou em uma sala, passando a agredir o mesmo fisicamente.

"Foi um ato não agressivo, simbólico. O ato não agrediu ninguém, a única vítima foi o próprio Hinaldo que, após o ato, foi levado para uma sala e agredido. Me jogaram no chão, me deram tapas, murro e chamaram palavras de baixo escalão. Quem tem que ser processado é a casa do povo [Assembleia] por ter agredido um jovem que fez um ato cívico", disse o jovem que integra o Movimento Levante Popular da Juventude.

O presidente da Assembleia, deputado Josué Neto, disse que irá apurar se algum funcionário teria agredido o manifestante após o ato.

Cassação

A cassação dos mandatos de José Melo e do vice foi motivada por ação da coligação "Renovação e Experiência", adversária de José Melo nas eleições de 2014. A chapa tinha como candidato o atual ministro de Minas e Energia e ex-governador Eduardo Braga (PMDB-AM).

José Melo tem até o dia 4 deste mês para entrar com recurso contra a decisão.

"O acórdão já foi publicado e hoje [segunda-feira, 1] os nossos advogados vão tomar conhecimento de algumas manifestações feitas pelos juízes da Corte, extra autos. Somente hoje, nossos advogados tomaram ciência e, a partir de então, eles vão, ao analisar, vão decidir qual o remédio jurídico. Quero dizer que eu respeito a decisão da Corte, mas eu vou usar tudo o ordenamento jurídico me permite. Vou chegar até o Supremo Tribunal Federal porque eu tenho consciência de que me foi me negado o direito pleno de minha defesa", afirmou.

O governador voltou a negar que tenha utilizado de atos ilícitos para vencer a eleição. "Decisão judicial você aceita ou recorre dentro do ordenamento jurídico brasileiro. Eu respeito a decisão judicial, como todo brasileiro tem que fazê-lo, agora, eu vou recorrer a todas a instâncias até o ultima instância, que é o Supremo, porque eu tenho convicção de que eu fiz uma eleição com 874 mil eleitores, uma diferença de 173 mil votos e eu me recuso a aceitar que 874 mil pessoas no Amazonas tenham vendido seu voto, disse.

Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários