ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Mães denunciam lista extensa de material escolar solicitadas por escolas

30/01/2016, sábado

Foto: http://pixabay.com/

Além de a lista ser extensa, o orçamento, segundo os pais, está apertado

Kátia Franco-Repórter Solimões

O pedido de blocos de papel-ofício, copos descartáveis, papel higiênico, entre outros itens exigidos pelas escolas na lista de material escolar tem causado reclamação dos pais.

A secretária Maria Braga reclama que a maioria dos pedidos feitos pelas escolas são de responsabilidade da instituição.

“São muitas folhas de papel sulfite branca e colorida também, canetas pra escritório para escrever nos envelopes, uma canetinha para cada aluno, eu fico imaginando, se todo esse material, se sobra não é devolvido.”

Além de a lista ser extensa, o orçamento, segundo os pais, está apertado, como relata Jéssica Gomes, que faz pesquisa de preços de materiais escolares para os filhos, Bruno e Clara: “Tenho dois filhos, tem que pesquisar, é bastante gasto, o material, livros.”

Para as servidoras públicas Adriana Mendes e Carla Gonçalves, vai ficar difícil comprar todo o material escolar dos filhos com o salário-mínimo que recebem.

“Os meus filhos tão contando com esse dinheiro e meu salário infelizmente não vai dá. Não tem como não agente comprar todo o material, que é muito caro”

O Departamento de Proteção ao Consumidor – Procon do Amazonas, tem realizado desde o início do ano campanhas de orientação ao consumidor, com relação aos itens que fazem parte do kit de material escolar dos alunos e os que não fazem. A secretária executiva do PROCON no estado, Rosely Fernandes, esclarece que materiais como blocos de papel devem ser providenciados pelas instituições de ensino e não exigidos dos pais.

“Ao ter acesso a essa lista ela, já vai verificar, o que é de interesse do teu filho e o que não é, se eu vejo uma lista de material escolar onde tá solicitando, álcool, tonners e resmas de papel A4, eu sei o que meu filho vai precisar, eu sei que meu filho só vai precisar das questões didáticos pedagógicas”.

A lista de itens de responsabilidade das escolas inclui artigos de uso coletivo e de expediente, como material de limpeza, papel higiênico, copos descartáveis, pincéis e canetas para quadro branco e fitas adesivas.

Interessados em fazer denúncias podem entrar em contato com o Procon, por meio do número 0800 092 0111, ou mandar uma cópia da lista para o emailproconmanaus@pmm.am.gov.br.

Caso sejam verificadas irregularidades, o Procon afirma que é lavrado um Auto de Infração contra a instituição de ensino, o que resulta em multa. Uma outra opção é procurar o Ministério Público ou a Defensoria Pública para fazer a denúncia.

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários