ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#AtalaiadoNorte-AM - MPF e FUNAI negociam com índios invasores da Funai de Atalaia do Norte (AM)

28/01/2016, quinta-feira

Fotos: Blog Jambo Verde/Nailson Tenazor

Atalaia do Norte (AM) - Nesta quarta-feira, 27/01, mais de uma semana depois da invasão da Sede da Funai na cidade de Atalaia do Norte (AM), o Procurador da República, Ramon Amaral Machado Gonçalves,  em representação ao Ministério Público Federal (MPF), e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), com o presidente nacional João Pedro, acompanhados de um forte contingente de Policiais Federais, reuniram-se com lideranças Matis na Câmara de Vereadores do Município de Atalaia do Norte.

Os indígenas Matis deixaram a Sede da Funai, e preparados para guerra saíram em marcha pelas ruas da cidade, carregando arcos e flechas, além de bordunas, em direção à Câmara de Vereadores de ATN.

Na chegada à Câmara de Vereadores, os Matis, homens e mulheres, com gritos de guerra, cercaram os representantes do MPF e Policia Federal, e deram uma saudação de boas vindas, esperançosos em resolver o impasse.

Na Plenária da Câmara, Ramon Amaral Machado Gonçalves, se apresentou aos presentes, dizendo que estava a disposição dos indígenas para ouvi-los e com a finalidade de entender também, o fato da invasão na seda da Funai, além de reinvindicações ao Presidente da Funai Nacional, João Pedro.

Os indígenas do Vale do Javari, encabeçado pelos índios Matis, não escondem o descontentamento, com o presidente da Funai, João Pedro, que já avisou que não vai exonerar o atual Administrador da Funai em Atalaia do Norte, Bruno Pereira. Isto enfureceu as lideranças Matis, que não desistirão facilmente da luta.

Já o representante do Ministério Público afirmou que o caso será analisado pelo órgão e que as mudanças serão feitas caso haja real necessidade. O presidente nacional da FUNAI, João Pedro, ouviu as reivindicações dos índios, mas negou o pedido de exoneração de Bruno Pereira.

Segundo Nailson Tenazor, do Blog Jambo Verde, os indígenas saíram satisfeitos da reunião e não houve nenhum registro de violência ou depredação após o encontro, e mais 100 indígenas permanecem ainda acampados na base da FUNAI.

O caso começou quando um grupo de indígenas Matis, Korubos, entre outros da região do Vale do Javari, invadiram na última terça-feira, dia 19/01, o prédio da Funai, com arcos e flechas, e retiraram à força funcionários e o coordenador do órgão na região, Bruno Pereira. Os indígenas invasores buscam a exoneração de Bruno Pereira, e eleição de um indígena para o cargo, também reivindicam transparência em questões territoriais.

Com informações do Blog Jambo Verde, Portal OTambaqui e Rádio Nacional do Alto Solimões

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários