ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Bairro São Francisco, o primeiro bairro de Tabatinga (AM)

28/12/2015, segunda-feira

Foto: Professor Paulo Almeida (Local aonde ficava a primeira feira de Tabatinga)

O primeiro bairro de Tabatinga (AM), o atual bairro de São Francisco, também chamado Bairro do Marco, datado de fundação em 1915, na verdade se resumia a atual Rua Marechal Rondon que tinha seu início no atual porto do bispo (Vila Guadalupe), antigamente porto do Senhor Cirilo, pois este tinha uma casa flutuante onde comercializava estivas em geral, sendo assim um dos primeiros comerciantes de Tabatinga. Na margem direita do Igarapé Santo Antonio (Vila Guadalupe), tinha uma pequena feira (1ª feira de Tabatinga), que atualmente é o bairro Guadalupe.

A rua Marechal Rondon é a rua mais antiga de Tabatinga, esta tinha seu início no atual porto do bispo e se estendia até o cemitério, que na época era uma propriedade do Sr. Valdemiro Taita. Este com a queda do segundo ciclo da borracha deslocou-se do Rio Javari na década de 40 para morar no Marco, pois Tabatinga na época se resumia apenas ao Quartel Militar que se estendia do bairro Brilhante para a atual Vila Militar, vale relembrar que a primeira ocupação militar em Tabatinga se deu no atual bairro da Comara, isso foi na época das fortificações na Amazônia. Uma expressão que se utilizava na década de 40 era: "Olha vou lá em Tabatinga". Isto significava o seguinte: - locomoção de pessoas do Marco ao quartel, ou seja, da área civil (Marco) para área militar (quartel). Para locomoção de um lugar para outro, ou seja, Marco a Tabatinga e vice-versa, os meios de transporte utilizados pelos moradores eram barcos ou canoas.

A partir da rua Marechal Rondon a cidade foi se expandindo. Vale ressaltar que tal expansão nesta rua, se devia a insistência dos moradores que relutavam em ocupar a área do Marco. E por várias vezes foram expulsos pelos comandantes do Exército de Tabatinga. Porém na troca de comandantes os moradores voltavam. Pois era uma área de limite territorial. Mas estes moradores foram fazendo roças, outros comandantes pouco se importavam com a presença civil nesta área e deixavam os moradores construírem casas, e a partir de um certo tempo surgiu o atual bairro de São Francisco.

Uma curiosidade do Marco era quanto a sua divisão, este se dividia em três pequenos lugares denominados bairros para aquela época: "o cipoal", "o pupunhal" e "a baixa grande".

O cipoal estendia-se da esquina da Avenida da amizade com a Marechal Rondon, a partir do Supermercado Papão até o cemitério, o ultimo morador era o Senhor Taita.

O pupunhal começava na Avenida da amizade até o caminho que vai para Letícia, este caminho sai próximo a planta de Letícia, ou próximo a bomba d´água.

E a baixa grande iniciava no caminho que vai para Letícia até a casa do bispo estendendo-se até a Vila Guadalupe.

Nestes "bairros" as residências existentes, eram dispersas ao longo do caminho, sempre respeitando uma distância considerável entre elas. Estas residências eram construídas em madeira rústicas, porém, de boa qualidade, a cobertura eram de palha ou de zinco, o piso era de madeira ou mesmo de terra batida. As poucas casas com cobertura de zinco, na verdade num total de duas, pertenciam a famílias que dispunha de melhor poder aquisitivo, que compravam material de construção do país vizinho (Perú).

Daquele período resta uma única casa que resistindo ao tempo ainda mantém as características da época, cercada de madeira, listão de madeira roliça com coberturas oxidadas, face ao intemperismo.


Fonte: Valdemir Nilo Siqueira, junho 2007 e Adaptação, MAFRA, Ronaldo e SIQUEIRA.



Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários