ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Amazônia - A pequena Amazônia preservada



          04/10/2015, domingo 
A Amazônia é um patrimônio da humanidade pela diversidade do seu meio-ambiente, dos seus animais e vegetais. Se há os (muitos) que agridem sem se importar com as conseqüências, desfilando suas personalidades egoístas, há os que procuram defendê-la. O projeto Bosque Sonho do Carneiro é uma iniciativa pessoal do ambientalista paraense Orlando Carneiro, que há 30 anos desenvolve esse projeto com recursos próprios. O bosque é um Banco Genético destinado exclusivamente a preservar as espécies nele introduzidas.
O bosque possui quase 400 espécies de árvores e palmeiras da Amazônia e do Brasil que estão agrupadas em uma pequena área de 3 hectares localizada no município de Marituba (20 km da cidade de Belém do Pará), e foi criado a partir da informação dos primeiros estudos sobre clonagem vegetal e sua utilização no reflorestamento em larga escala de áreas degradadas, que se finalizados com sucesso fariam com que qualquer vegetal pudesse ser multiplicado a partir de um só exemplar remanescente. Atualmente esta tecnologia é utilizada por grandes empresas brasileiras de celulose e instituições de pesquisa.
Hoje o bosque apresenta uma pequena parte da beleza e diversidade da Amazônia e o objetivo do site é compartilhar esaa beleza, divulgar o conhecimento adquirido durante os anos deste projeto e contribuir para o aumento da conscientização da necessidade de preservar a floresta amazônica.
As informações apresentadas são fruto de pesquisa pessoal, sabedoria popular da Amazônia, livros, contribuição de profissionais e caboclos da região.
          Fonte: Site Mania de Amazônia
        
          Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários