ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Você conhece o PROERD??

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países.

A iniciativa é dirigida a alunos de 4ª a 6ª séries do ensino fundamental e é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos maiores programas de prevenção às drogas e a violência do mundo.

No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

Objetivos

O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no 4º ,5º ano e 6º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.

e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O Proerd Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas.

O Programa

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.

História do PROERD em Tabatinga

O Proerd foi implantado no Amazonas em 2002, sendo a cidade de Tabatinga contemplada no mesmo ano com o primeiro instrutor Proerd do Alto Solimões, o saudoso Sd PM Jair Martins que em virtude de seu pioneirismo encontrou muitas dificuldades operacionais e estruturais no que concerne ao PROERD em Tabatinga, mesmo diante de todas as adversidades conseguiu formar quatro turmas do PROERD com o número expressivo de cerca de 1.200 (mil e duzentos) alunos entre os anos de 2002 a 2004. Como precursor do Proerd, o inesquecível Proerdiano Sd PM Jair Martins escreveu para sempre seu nome na história da prevenção educacional às drogas em Tabatinga e por nós será para sempre lembrado como um símbolo de dedicação, persistência, lealdade, coragem e acima de tudo amor ao próximo.

Em 2006 o Proerd foi reativado com a formação de um novo Instrutor Proerd Sd PM Jarbas Alves, que iniciou os trabalhos no mesmo ano, informando a sociedade e o governo municipal onde realizou na Câmara Municipal um discurso a respeito do Proerd, onde os vereadores se comprometeram em ajudar o programa e ainda cobrar do prefeito municipal o apoio necessário para o PROERD, infelizmente nada foi feito. Mas mesmo assim, formando em 15 de dezembro mais de 230 (duzentos e trinta) novos proerdianos. A falta de compromisso das autoridades locais acabou por inviabilizar a aplicação do Proerd no ano de 2007.

No ano de 2009 mais uma vez a falta de compromisso das instituições municipais inviabilizaram a aplicação do Programa.  Porém ainda em 2009, a Prefeitura de São Paulo de Olivença, ao tomar conhecimento do sucesso do PROERD em Tabatinga, solicitaram a Coordenação e ao Comando da Polícia Militar a aplicação do programa na cidade. Então o Sd Pm Jarbas Alves ao encontrar total apoio e compromisso do governo municipal, formou a 1º Turma do Proerd da História de São Paulo de Olivença, formando 574 (quinhentos e setenta e quatro) primeiros proerdianos da cidade. Realizando ainda a 1º Colônia de Férias do PROERD iniciada com uma passeata sem precedentes na cidade, passeata encabeçada pelo prefeito da cidade e demais secretários, gestores, professores e autoridades do judiciário.

Em 2010 o Alto Comando da Polícia Militar e a Coordenação Estadual do Proerd reconhecendo a importância estratégica e dos problemas locais relativo ao recrudescimento dos problemas afetos a segurança onde está interligado o uso indevido de entorpecente, determina o reinício das atividades didáticas do Proerd, formando mais um instrutor Proerd para a cidade de Tabatinga o Sd PM Glebyson que no segundo semestre de 2010 formou 487 (quatrocentos e oitenta e sete) proerdianos.

Postar um comentário

0 Comentários