ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Campanha de combate às Hepatites virais é realizada em Tabatinga

30/07/2015, quinta-feira

Foto: Campanha de combate às hepatites Filipe Augusto/Secom

A ação realizou testes rápidos para identificar a doença

Por Alessandro Laranhaga

Tabatinga (AM) - A coordenação de DST/AIDS e HIV da Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga (Semsa), realizou nessa terça-feira, 28/07, a campanha mundial de combate às hepatites virais. A ação aconteceu no centro de turismo do município.

A campanha tem como uma das finalidades informar a população sobre o que são as hepatites virais, as consequências no ser humano e quais são os tipos de contágio. Foram feitos testes rápidos, exames que podem identificar o paciente que tem hepatite e os casos diagnosticados receberam atendimento e um acompanhamento clínico da coordenação.

A doença pode ser transmitida de diversas maneiras, entre elas, estão relação sexual sem proteção, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam também podem ser formas de contagiar a hepatite sendo de forma mais específica pelo vírus B, C e D.

As hepatites são doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. A pessoa que tiver com algum desse sintoma deve procurar imediatamente orientação médica.

O trabalho da coordenação de DST/AIDS e HIV da Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga vai continuar em todas as Unidades Básicas de Saúde de Tabatinga.

Com informações da Secretaria de Comunicação da prefeitura municipal.

Postar um comentário

0 Comentários