ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Em 1982 outro acidente aéreo em nossa região

Foto: Youtube.com (ilustrativa)

Publicamos novamente o relato de nosso cronista Luiz Ataíde da grande tragédia acontecida em 1982 em Tabatinga (AM)

Por Luiz Ataíde

Em 12 de junho de 1982 em Tabatinga naquele clima de Copa do Mundo e festas juninas, véspera do dia de Santo Antônio, aquele dia amanheceu nublado, era uma cerração intensa, por volta das 6:30h da manhã, faltou energia na cidade, em poucos minutos também ouviu-se para o lado do aeroporto a soada de um avião que sobrevoava querendo pousar e não divisava a pista de pouso; como não havia energia na cidade e nem a Infraero dispunha naquele momento de gerador de energia para suprir uma emergência e com pouco combustível, conforme depois ficou comprovado, o piloto fazia manobras rasantes tentando pousar a aeronave, numa dessas manobras bateu com uma das asas na torre que se localizava nas proximidades das instalações aeroportuárias, girando, caindo,  se espatifando no solo e explodindo.

Eram 7:00 h. daquela manhã, quando toda a cidade ouviu aquele enorme estrondo, em poucos minutos todos sabiam que o avião da Companhia Aérea TABA, modelo Hirondelle que vinha de Eirunepé com escala em Tabatinga, tinha caído perto do terminal de passageiros do aeroporto.

Todos rumaram ao local, o Exército isolou a área, os bombeiros de Letícia não demoraram, o Hospital de Guarnição de Tabatinga prestava apoio com sua equipe, assim como a Cruz Vermelha.

O quadro era tétrico, desolador e triste, era pedaço de avião pra todos os lados, os motores jogados distantes do local do acidente, com paciência e muito trabalho aos poucos eram retirados pedaços de gente, corpos carbonizados, mutilados, ora uma perna ora um braço, corpos de adultos e crianças, uns inteiros, mas com algum membro dilacerado pelo impacto com o chão e pelas ferragens  e assim por diante. Não havia sobreviventes. Todos os 44 passageiros incluindo seus tripulantes com o comandante Manuel Teixeira Estanqueiro, não sobreviveram. A tragédia enlutou Tabatinga pelo fato ocorrido, mas também por perdermos alguns conhecidos nossos.

Os restos mortais dos acidentados foram transladados para Manaus e de lá para seus lugares de origens, para um digno enterro.

Postar um comentário

0 Comentários