ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Amazônia - O Círio de Nazaré - A maior procissão do mundo

A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará é uma das maiores manifestações de fé do mundo católico. Uma pequena imagem daVirgem de Nazaré é transportada da Catedral de Belém para a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré um trajeto de aproximadamente 5 quilômetros que percorre as principais ruas da cidade. Por onde passa, a Santa é homenageada com a queima de milhares de fogos de artifícios .Junto com a Santa vai um cortejo de centenas de milhares de pessoas, mais de um milhão de pessoas unidas pela fé na Virgem. Esse fenômeno se repete há mais de duzentos anos - uma demonstração inequívoca do fervor religioso de um povo. Mais que isso - uma demonstração da cultura de um povo. O Círio de Nazaré mobiliza durante meses a população de Belém e de outras regiões.

O Círio não é só uma procissão, é uma festa que dura quinze dias e que para o paraense tem mais importância até mesmo que o Natal. Na semana que antecede o Círio os romeiros vão chegando a Belém. De barco, canoa, navio, carro, ônibus e avião, e trazem consigo os ingredientes para o almoço do domingo do Círio todo à base de comidas típicas: pato, maniva, farinha dágua, jambu, tucupi - nomes exóticos que compõem o mais brasileiro dos banquetes. Banquete dos deuses - deuses indígenas da Amazônia.

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré remonta ao início da colonização portuguesa, no dia 8 de setembro de 1793 acontecia a primeira procissão , com toda a pompa da época. Foi o primeiro Círio, que viria a se tornar um elemento marcante em toda a cultura paraense e da própria Amazônia.

Postar um comentário

0 Comentários