ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Cai avião na Comunidade Indígena do Umariaçu II em Tabatinga (AM)

Foto: CG (No momento da operação de resgate)

Tabatinga (AM) – Caiu ontem, 11/03, quarta-feira, às 19h20, cerca à pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Tabatinga, cabeceira 30, na comunidade indígena do Umariaçu II, um avião modelo CESSNA 210, prefixo PT-JEE, ao tentar efetuar o pouso após perder contato com a torre. A comunidade do Umariaçu II localiza-se atrás do Aeroporto Internacional de Tabatinga, por onde também foi feito o resgate das vítimas.

"No momento da queda, o aeroporto de Tabatinga estava fechado. O motivo seria o mau tempo, que teria resultado em fortes chuvas na região durante toda a noite desta quarta", declarou o Capitão Álvaro Cabral Júnior, comandante do DTCEATT ao site G1.

A aeronave pertencia à empresa Aero Solimões Viagens, e viajava com quatro passageiros colombianos, sendo um militar e o comandante Eduardo Ficklscherer que pilotava a aeronave. Não houve mortos, uns passageiros sofreram fratura na costela e outro na perna, e o restante tiveram escoriações.

O avião vinha de Vila Ipiranga,  perto de Tabatinga (AM), que faz fronteira com o município colombiano de Tarapacá, esse o motivo de todos os passageiros serem colombianos.

Após a queda do avião o comandante do avião, militar da reserva, Eduardo Ficklscherer caminhou cerca de uma hora e meia, dentro da mata escura e com a chuva para chegar à área mais povoada do Umariaçu II a fim de pedir socorro com ajuda de um ticuna morador do local, pois a área aonde caiu o avião é pouco povoada.

Seguiram imediatamente ao local após a queda do avião a INFRAERO, os bombeiros do Aeroporto de Tabatinga e a Aeronáutica, chegando posteriormente bombeiros da Colômbia, Força Nacional, Defesa Civil brasileira e colombiana e o Exército Brasileiro. As vítimas depois de resgatadas foram levadas ao Hospital de Guarnição de Tabatinga.

Após o resgate das vítimas, que durou cerca de três horas, o carro dos bombeiros colombianos teve dificuldades para sair do local, ficando até cerca de 12h do dia 12/03, em virtude da chuva e muita lama.

O Exército Brasileiro dirigiu-se ao local para preservar o local para a perícia. O SERIPA VII, entidade que estuda as causas de acidentes aéreos chega hoje, 12/03.

Aero Solimões Viagens trabalha cerca de três anos na região fazendo táxi aéreo e pertence a Eduardo Ficklscherer, militar da reserva.

Em 12 de junho de 1982 aconteceu em Tabatinga (AM) o acidente da TABA, ano da Copa de 1982. Leia #Tabatinga-AM - 12/06/2014, 32 anos do acidente aeronáutico da TABA

Postar um comentário

0 Comentários