ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Notícia - Infraero dá exemplo de aproveitamento de água no JN

No dia 27 de novembro, quinta-feira, a Infraero foi citada na série especial do Jornal Nacional, da Rede Globo, como exemplo de economia de água por meio do armazenamento das chuvas. A importância da economia da água, bem como formas de aproveitamento das chuvas tem se tornado hábito em vários lugares do Brasil. Em locais onde chove menos, por exemplo no nordeste do país, a água da chuva tem sido aproveitada e transformando a vida de muitas pessoas. As cisternas de armazenamento de água foram uma solução encontrada para suprir as necessidades do semiárido brasileiro.

 

A contribuição da Infraero

 

A Infraero possui um plano de eficiência nos aeroportos que visa implantar tecnologia em prol da economia de energia e água. Em sete aeroportos brasileiros, entre eles, Congonhas, Santos Dumont, Cruzeiro do Sul, Porto Alegre, Uruguaiana, São José dos Campos, e mais recentemente, Campina Grande, a Infraero implantou coletores de água de chuva. O telhado do aeroporto do Rio de Janeiro, por exemplo, é um imenso coletor de água com quase 10 mil metros quadrados de área e com capacidade de 1 milhão de litros de água de chuva, quantidade suficiente para suprir a demanda dos banheiros do aeroporto durante 37 dias. Uma economia significativa, pois desde que o sistema foi implantado, há seis anos, o aeroporto já economizou mais de R$ 2,3 milhões deixando de comprar água tratada para a limpeza de mictórios e vasos sanitários. "São 53 mil litros de água por dia. E essa economia é suficiente para abastecer, por exemplo, 440 famílias, por dia, com consumo médio de 120 litros de água", explica o gerente de manutenção do aeroporto Márcio Mantuano de Souza. A Empresa tem ainda programa de aproveitamento de água por meio da condensação do sistema de ar condicionado, como é utilizado no Aeroporto Internacional de Recife.

 

Visão de futuro

 

Há diversos projetos criados pela Gerência de Energia e Sustentabilidade (MEES), da Superintendência do Meio Ambiente, entre eles um que tem sido de grande significância, principalmente no que diz respeito à economia e reuso de água, é o aproveitamento da água utilizada nos testes diários e obrigatórios dos caminhões de combate a incêndio realizados nos aeroportos de Campina Grande e de Congonhas. Foi criado um tanque de contenção de água, quando o caminhão, no momento do teste, joga a água dentro dessa cisterna, que estoca a água para ser reutilizada no abastecimento do caminhão no próximo teste. Esse sistema gerou entre 2012 e 2014 uma economia de 35%. A economia em cada teste diário, com os dois caminhões contra incêndio é de aproximadamente 1.800 litros, resultando uma diminuição de até 54.000 litros por mês. O custo investido na obra, que foi de cerca de R$ 1,9 mil, é recuperado entre três e quatro meses, tendo em vista a economia financeira que será mais ou menos 27% no mês. A intenção da Infraero é expandir a experiência para todos os aeroportos da Rede.

 

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/11/nordeste-da-exemplos-de-convivencia-com-escassez-de-agua.html

Postar um comentário

0 Comentários