ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - O nosso Aeroporto Internacional de Tabatinga

Fotos: CG (De cima para baixo, 1 - Aeroporto antigo, 2-Aeroporto atual em reforma e ampliação)

 

O Aeroporto Internacional de Tabatinga está ficando lindo para a cidade de Tabatinga

 

Tabatinga (AM) - O início da construção da primeira pista do Aeroporto de Tabatinga (AM) foi em 1.964, e sua homologação foi em 1.965. O primeiro terminal da pista era aonde é o Hotel da Comara atualmente, chamado de Kananga, localizando-se no Bairro da Comara.

 

Inicialmente criado para atender as necessidades e demandas da Força Aérea Brasileira – FAB e do Correio Aéreo Nacional – CAN no tocante ao fortalecimento e guarnição das fronteiras do País apoiando logisticamente as comunidades civis instaladas na região do Alto Solimões e os batalhões militares fundados pelo Exército Brasileiro na vasta extensão fronteiriça do extremo oeste da Amazônia, com os países vizinhos do Peru e Colômbia.

 

A dependência aeroportuária denominada Aeroporto Internacional de Tabatinga foi oficialmente registrada na Junta Comercial do Estado do Amazonas, sob o Nº 13.9.0001437-8 em 11/03/1980, por requerimento da Empresa Brasileira de Infra - estrutura  Aeroportuária – INFRAERO, tendo sido o Aeroporto de Tabatinga absorvido pela INFRAERO em 30/03/1980 em solenidade realizada no próprio Aeroporto.

 

Seu primeiro Administrador foi o Sr. Orlando Ferreira Cruz, e atualmente é administrado pelo superintendente Igor Romeu Batista de Souza.

 

Atualmente opera no aeroporto voos regionais explorados pela Azul Linhas Aéreas com voos diários, voos da aviação geral (táxi aéreo) e uma grande movimentação de voos militares, servindo o aeroporto como ponto estratégico de apoio às operações da Força Aérea Brasileira – FAB, Exército Brasileiro – EB, Marinha do Brasil – MB, Departamento de Polícia Federal - DPF e ainda apoio a aviação internacional por conta de acordos trilaterais firmado entre os países Brasil/Peru/Colômbia.

 

Atualmente o Aeroporto Internacional de Tabatinga encontra-se em reforma e ampliação desde setembro/2013.

 

Fonte: Site da INFRAERO

Postar um comentário

0 Comentários