ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Saiba como prevenir contra as queimadas

 

Foto: Divulgação

 

Por: Donizete Cruz Matos*

 

Nessa época do ano, o clima fica realmente seco e as chuvas se tornam escassas, o que deixa a vegetação suscetível às queimadas.

 

As queimadas são, juntamente com os desmatamentos, os nossos principais problemas ambientais. Por isso cada cidadão deve estar bem informado como prevenir das queimadas.

 

A Defesa Civil de Benjamin repassa algumas dicas importantes para realizar a prevenção:

 

• Ao trafegar pelas ruas ou estradas, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.

 

• Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela. Quando não for mais utilizar a fogueira, certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Não jogue os restos da fogueira no rio. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasa.

 

• Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas.

 

• Não solte balões, além de perigoso é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98). O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.

 

• Quando for realizar alguma queima controlada para renovo de pastagem ou para limpeza de alguma área, procure antecipadamente a Defesa Civil de Benjamin ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para orientações.

 

Pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças. Seja sempre um amigo da natureza. Faça a coisa certa!

 

DEFESA CIVIL "Planejar para Responder"

 

*Defesa Civil de Benjamin Constant (AM)

 

Publicado originalmente no perfil do Facebook de Donizete Cruz Matos

Postar um comentário

0 Comentários