ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Social - Álcool e direção, um perigo no trânsito!

Álcool e direção / Foto:Thinkstock

Entre as vítimas fatais de acidentes de trânsito, 46% estavam embriagadas
Saber que álcool e direção não combinam não deveria ser novidade para ninguém. Mas pessoas ainda são iludidas pela falsa ideia de que bebidas alcoólicas agem como estimulante para o organismo. O efeito desinibidor que o álcool provoca em algumas pessoas é o responsável por esse equívoco que, por vezes, as leva a consumir bebidas com a intenção de se manter "ligadas".

Ao associar o consumo de álcool à direção os riscos são imponderáveis, pois ao contrário do que se possa imaginar, os efeitos da bebida retardam os sentidos, provocando consequências como falta de atenção, diminuição da coordenação motora e sonolência.

Via de regra, não existe nível seguro de consumo de bebidas alcoólicas quando o assunto é direção. O álcool pode alterar o julgamento da realidade, prejudicar a percepção de tempo e distancia. Para piorar, a ingestão de calmantes, anticonvulsivantes, antialérgicos e drogas de caráter psicotrópico como maconha, cocaína, etc., associados ao álcool causam efeitos imprevisíveis, aumentando consideravelmente qualquer risco.

VIDA: NOSSO BEM MAIS PRECIOSO
Acidentes envolvendo álcool e direção têm despertado a atenção da sociedade, resultando em leis e punições mais rigorosas para quem insiste em beber e dirigir.

A recomendação é que após beber o indivíduo não dirija. O tempo de espera para voltar a dirigir é de 1h a 1h30 por dose, que varia conforme os diferentes tipos de bebida. Assim, no caso da cerveja, uma dose é igual a uma lata, que equivale a um cálice de vinha tinto. No caso dos destilados, são 40 ml.

Cada dose de bebida leva ao menos uma hora para ser metabolizada pelo fígado. Sendo assim, se a pessoa ingerir 10 doses só estará apta a dirigir após 10 a 15 horas, e assim por diante.

FIQUE ATENTO!
Além da bebida, o uso de aparelhos sonoros em volume excessivo, celulares e demais aparelhos eletrônicos e conversas paralelas, também podem desviar sua atenção e provocar acidentes, então fique atento, seja um motorista consciente.

Postar um comentário

0 Comentários