ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Notícia - UEA e Ufam renovam parcerias com assinatura de acordo de cooperação técnica, científica e cultural

Foto divulgação
 
17:41 - 16/08/2012
 

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) assinaram nesta quinta-feira, 16 de agosto, um novo acordo de cooperação técnica, científica e cultural. A parceria entre as duas instituições existe praticamente desde que a UEA foi instituída, em 2001, mas, com este novo documento, segundo o reitor José Aldemir de Oliveira, espera-se que haja avanços e novidades para ambas as partes envolvidas.

"Cada instituição vai analisar internamente quais são as áreas que prioritariamente devem ser beneficiadas com este acordo. Não somos concorrentes. Tratam-se de duas universidades públicas que podem se complementar e viabilizar o desenvolvimento de trabalhos inclusive de interesse direto da sociedade, como na área da saúde", declarou o reitor da UEA.

Um exemplo prático do que pode ocorrer com a assinatura deste acordo é a utilização compartilhada de laboratórios, equipamentos, acervo bibliográfico e outras informações de interesse comum. O acordo vigorará por cinco anos e poderá ser renovado.

Um outro exemplo já em vigor, que resulta da parceria entre UEA e Ufam, é a Rede Amazônica Educação em Ciências e Matemática (Reamec), um programa de doutorado que visa a formação de 150 doutores em toda a Amazônia Legal até 2020 e que conta com a participação efetiva de pesquisadores das duas universidades.

A cooperação também deve acelerar e assegurar a expansão qualitativa e quantitativa de atividades de interesse comum nos campos do ensino, da pesquisa, da extensão, da administração universitária e da capacitação de pessoal, envolvendo professores, técnico-administrativos, alunos de graduação e de pós-graduação.

 

Fonte: http://www.amazonas.am.gov.br/2012/08/uea-e-ufam-renovam-parcerias-com-assinatura-de-acordo-de-cooperacao-tecnica-cientifica-e-cultural/

Postar um comentário

0 Comentários