ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Fotos - O fenômeno das terras caídas no bairro da Comara


Fotos: CG
Tabatinga (AM) - No bairro da Comara o fenômeno das terras caídas do rio Solimões, nesse ano de 2.013, foi mais forte. O restante da terra que era a antiga feira da Comara já está cedendo em grandes partes de blocos de terra, como se fossem fatias de bolo. Incrível! A área também possuía um pequeno restaurante do seu Zé, que já mostramos aqui no BN, que mudou de lugar em virtude do fenômeno. A Defesa Civil já interditou algumas casas na cercania a fim de evitar danos maiores além da perda de seus bens. Um lado bom é que o bairro da Comara não é muito habitado como o restante da cidade de Tabatinga (AM). Confiram nas fotos acima.

Todos anos são assim depois da cheia, a época em que água é bastante forte em seu fluxo, os barrancos começam a ceder, em algumas partes do rio na época da vazante.

"O geólogo explica que o termo "Terras Caídas" é genérico e, em geral, se refere à queda dos barrancos das margens dos rios. Geralmente estes barrancos são formados por depósitos de areia e lama chamados de barras, ou pontais, acumulados pelo próprio rio durante os períodos de cheias."

"No período de vazante, o rio escava a base destes depósitos de areia e lama que, conseqüentemente, desabam. Às vezes escorregam devido ao próprio peso, já que são areia e lama inconsolidados e formam uma corrente de turbidez, que é um fluxo de lama e os "tsumanis", que são as famosas ondas e o banzeiro, devido a movimentação d'água, explicou."

Postar um comentário

0 Comentários