ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Cultura - Parintins 2013 - Mais segurança e conforto no novo Bumbódromo









Com 4.271 novos lugares nas arquibancadas para as galeras e setores especiais, o novo Bumbódromo de Parintins oferecerá a partir deste ano, mais conforto, infraestrutura e segurança para os mais de 16 mil torcedores de Garantido e Caprichoso que assistirem na arena as apresentações do 48º Festival Folclórico promovido pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Cultura entre os dias 28 a 30 de junho.

Além de mais banheiros, postos de atendimento médico e de serviços, ampliação da sinalização interna, das áreas de acesso e de saída e do projeto arquitetônico inovador que inclui um arco com mais de 30 metros de altura sobre toda a área, os torcedores assistirão um novo espetáculo produzido pelos modernos sistemas de som e iluminação que passam a compor a estrutura do espetáculo.

“O governo Omar Aziz está iniciando uma nova fase do Festival de Parintins, que agora, definitivamente deixa de ser uma festa de interior para se tornar um evento de padrões internacionais de qualidade e principalmente de respeito ao público”, destacou o secretário de Cultura, Robério Braga, na manhã desta terça-feira (18) em reunião com representantes de 40 empresas privadas e órgãos públicos de Parintins, do Estado e da União envolvidos no festival deste ano.

Robério confirmou ainda que a inauguração oficial do novo Bumbódromo acontecerá no primeiro dia da festa, 28, às 19h, mas que as atividades na arena começam cinco dias antes, 23, com os ensaios técnicos, e sem público, de Caprichoso e Garantido.

“Nos ensaios abertos ao público (dias 24, 25 e 26) todos os trabalhadores que participaram da obra e da realização deste sonho, juntamente com seus familiares, são convidados especiais do Governo do Estado”, explicou o secretário ao destacar que a cada noite de apresentação do festival, trinta ingressos dos melhores lugares em cada lado da arena serão sorteados entre os construtores do Bumbódromo.


Segurança

            Não será apenas na Arena que os visitantes, turistas e torcedores das agremiações irão perceber esta nova fase do 48º Festival Folclórico de Parintins.
Durante a reunião ontem, também foi anunciada a participação do maior efetivo de segurança já presente ao evento, com 1.091 agentes, policiais, servidores e funcionários das policias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Corregedoria Geral de Justiça do Estado e do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) que irá implantar dois centros de controle e monitoramento das 15 câmeras de segurança instaladas dentro e nas imediações do Bumbódromo.

Paralelamente aos recursos humanos que sairão da capital para reforçar o efetivo permanente de 120 soldados da Polícia Militar do município, 80 veículos de transporte, de lanchas para patrulhas, carros de grande porte para combate de incêndios a viaturas táticas, de grupos especiais e veículos descaracterizados fazem parte da estrutura que embarca e será usada em Parintins este ano.

“Será um evento teste para a Copa do Mundo e também para o festival de 2014, quando temos a expectativa de quebrar todos os recordes de público na Ilha Tupinambarana”, afirmou o secretário Robério Braga.
Barreiras de segurança para verificação e controle dos visitantes serão colocadas em diversas ruas de acesso ao Bumbódromo, com detectores de metal e revista em casos suspeitos. Materiais perfurantes como tesouras não poderão entrar na Arena, a exemplo do que já determina a Fifa nos estádios que serão utilizados na Copa do Mundo.
Para mais informações sobre o 48º Festival Folclórico de Parintins e demais eventos e projetos da Secretaria de Estado da Cultura, acesse no Facebook: facebook.com/culturadoamazonas.



BOX:

Audiodescrição e libras no Bumbódromo
            Portadores de deficiência auditiva, visual e cadeirantes terão uma área especialmente reservada em um dos locais mais privilegiados do novo Bumbódromo e pela primeira vez, os espetáculos terão audiodescrição e transmissão em libras nos telões instalados na arena.
Já utilizadas há mais de 10 anos nos eventos e festivais promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura no Teatro Amazonas e no Largo de São Sebastião em Manaus, os tradutores ficarão em salas especialmente reservadas para esta finalidade.
“É a criação de oportunidades para que todos, amazonenses ou não, assistam e conheçam a grandiosidade do nosso festival”, avaliou Robério Braga.

Press Comunicação Estratégica

Postar um comentário

0 Comentários