ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Notícia - Operação Ágata 7 madeiras e gasolina contrabandeada em Atalaia do Norte

A Operação Ágata 7 apreendeu 245 metros cúbicos de madeira e 200 litros de gasolina no Amazonas nos primeiros dias de reforço na fiscalização no estado. Uma pessoa foi atuada por crime ambiental. A operação, deflagrada no dia 18 deste mês, segue até o mês de junho. O objetivo é combater crimes como narcotráfico, contrabando de veículos, além de imigração ilegal, tráfico de armas e munições.

 

Segundo o coordenador do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Operação Ágata, Geandro Guerreiro, as madeiras foram localizadas no Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, 1.138 Km de Manaus, no domingo (18). Um homem foi autuado em R$ 60 mil e deve responder, judicialmente, por crime ambiental.

"Essa madeira estava irregular porque não tinha o Documento de Origem Florestal (DOF), necessário para acobertar o transporte legal de madeira", disse Guerreiro. Segundo ele, a extração ilegal de madeira era realizada no Rio Quixito próximo as aldeias de índios isolados da etnia Korubo.

 

Ainda na operação, a Polícia Federal apreendeu 200 litros de gasolina que foram contrabandeados do Peru. O coordenador da operação Gutemberg Menezes disse que a Polícia Federal controla outros insumos usados na composição de pasta base de cocaína. "A PF controla cimento, gasolina e outros insumos, como solução de bateria, para que não sejam levados para área de produção de cocaína no Peru", disse.
 

O comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, Paulo Sérgio, que coordena a ação naquela região, informou que 820 homens atuam na operação nas regiões do Alto e Médio Solimões. A missão deles é combater os crimes em uma fronteira de 1.600 quilômetros entre o Brasil e países vizinhos, como Colômbia e Peru.

Este ano, o reforço da operação é voltado à segurança da Copa das Confederações, que começa em junho deste ano em seis cidades-sede – Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. O Comando Militar da Amazônia (CMA) informou que a ação será encerrada às vésperas da competição.

Fonte: G1.com

Texto e reportagem: Roney Elias

Postar um comentário

0 Comentários